Raiz di Polon
Associação / Cia. de Dança
Telefone:
+238 997 38 97 / +238 9869955
Endereço
Rua 05 de Julho / Rua Pedonal
Plateau - Praia
Ilha de Santiago / Cabo Verde
Data de Fundação
14 de novembro de 1991
Sobre nós
Fundada em 1991 em Cabo Verde, Raiz di Polon é um grupo pioneiro na dança cabo-verdiano que trabalha os elementos da dança e da música cabo-verdianas desde uma perspetiva ao mesmo tempo contemporânea e muito própria.
A companhia e os seus membros têm feito várias digressões na Europa, em África, no Brasil e na China, e têm participado em inúmeros festivais internacionais, tendo sido objeto de vários prémios e reconhecimentos, incluindo o Prémio Especial do Júri na 5ª edição dos Encontros Coreográficos da África e do Oceano Índico (Madagáscar, 2003), a Medalha de Prata na categoria Dança de Criação e de Inspiração Tradicional na 5ª edição dos Jogos da Francofonia (Níger, 2005), o Prémio Copacabana na edição de 2008 do Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact, e uma homenagem do Festival de Teatro da Língua Portuguesa (FESTLIP – Brasil, 2011). Mais recentemente, a companhia foi galardoada com o prémio Prestígio RDP Africa 25 Anos e foi homenageada pela Presidência da República de Cabo Verde.
As suas criações incluem “Até a Fim”, “Pêtu”, “CV Matrix 25”, “Konquista”, “Duas Sem Três”, “Ruínas”, “Flor de Acácia”, “Povo das Ilhas”, “Cidade Velha”, “A Serpente”, “Ben di For a” e “Coração de Lava”, para além de inúmeros solos criados por alguns dos elementos da companhia, como “Dom Quixote da Ilha”, “Kodé di Dona”, “Manel d’Novas” e “Nha Fado, Meu Destino” (Mano Preto), “Caminho” e “Medindo o Medo” (Bety Fernandes), e “Lolita”, “Novembro”, “Ar, Ti Sta”, “Cadeau” e “Moment” (Rosy Timas).
De realçar algumas colaborações marcantes com artistas e estúdios cabo-verdianos e internacionais como Clara Andermatt, os Estúdios Victor Cordón, Deborah Goffe, Aida Colmenero, o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo e o Grupo Dodowa, entre muitos outros.
Raiz di Polon apresentou até agora os seus trabalhos em Portugal, Cabo Verde, Alemanha, Luxemburgo, Madagáscar, Holanda, Roménia, Croácia, Dinamarca, País de Gales, Bélgica, Senegal, Brasil, Cuba, Suíça, Mali, Estados Unidos, Inglaterra, Djibuti, Etiópia, Uganda, Moçambique, Zâmbia, Maláui, Zimbabué, Namíbia, Suazilândia, África do Sul, Maurício, Comores, Ruanda, Burundi, Eritreia, Quénia, Níger, China, Guiné-Bissau, Mauritânia, Gana, Espanha, França, Argélia, Burkina Faso e São Tomé e Príncipe.
Desde 2006 dinamiza uma escola de dança da qual têm saído vários bailarinos que hoje em dia fazem parte da companhia, para além de artistas que depois passaram a atuar em várias vertentes das artes cénicas.
Aspectos mais relevantes
2022
2021
Julho 2011
Setembro 2008
Janeiro 2006
2005
2003
14 de novembro 1991
Homenagem da Presidência da República de Cabo Verde
Prémio Prestígio RDP África 25 anos (Portugal)
Homenagem á Cia. no FESTLIP Festival de Teatro em Língua Portuguesa (Brasil)
Prémio Copacabana, no Festival Internacional de Teatro do Mindelo, Mindelact (Cabo Verde)
Abertura da Escola de Dança Raiz di Polon
Medalha de Prata na categoria Dança de Criação e de Inspiração Tradicional na 5ª edição dos Jogos da Francofonia (Niger)
Prémio Especial do Júri na 5ª edição dos Encontros Coreográficos da África e do Oceano Índico (Magadáscar)
Fundação da Cia. Raiz di Polon